segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Lombo de porco com maçã e farinheira



Ao contrário da semana passada, este fim-de-semana quase não entrei na cozinha! No sábado fui para um workshop com umas amigas e cozinhei parte do almoço que levei na 6.ª feira à noite e no domingo fui almoçar a casa da minha mãe um imenso cozido à portuguesa feito pelo meu “pai” que cozinha como ninguém! Fiz só uma sopa no domingo logo pela manhã e ao fim do dia estufei um pedaço de carne para ser usado numa ou duas refeições desta semana. Ou seja, nada de novo, no meu pequeno reino (leia-se na minha cozinha!). Vou por isso trazer receitas que estavam em lista de espera por um ou outro motivo… Hoje deixo-vos com um lombo de porco recheado com maçã reineta e farinheira. Se tiverem cordão de cozinha usem-no para atar a carne… eu não me lembrava que não tinha! Seja como for, saiu um lombo um bocadinho babado mas delicioso.

1 lombo de porco
1 farinheira
2 maçãs reineta pequenas ou 1 grande
2 cebolas médias
100g de cogumelos frescos
Azeite e banha de porco
Sal, pimentão-doce, alho em pó e cominhos a gosto

Pré-aquecer o forno a 200.ºC. Colocar o lombo num tabuleiro e dar-lhe um golpe a todo o comprimento sem separar as duas partes. Descascar e descaroçar as maçãs, fatiar e colocar as fatias sobre a parte de baixo do lombo. Retirar a pele da farinheira e espelhar o recheio sobre as maçãs. Fechar o lombo e atar com cordel de cozinha. À volta do lobo colocar a cebola em meias luas finas. Regar com um fio de azeite e juntar uma colher de sopa de banha de porco ao tabuleiro. Salpicar o lombo e as cebolas com sal grosso, pimentão-doce, alho em pó e cominhos a gosto. Levar ao forno cerca de 1 hora. Quando o lombo estiver quase pronto juntar ao tabuleiro os cogumelos fatiados e levar ao forno novamente. Quando estiver bem douradinho, retirar do forno e fatiar. Acompanhamos com batata doce assada.

Bom apetite!


5 comentários:

  1. Gosto mesmo muito da combinação destes dois sabores! :)

    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que bela combinação nesse lombo de porco com a farinheira e com a maça, mesmo top.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Belo assado.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/sopa-de-feijao.html

    ResponderEliminar
  4. Esta maravilhoso devia de estar uma delicia a farinheira dá um gostinho muito bom ao comer. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Um descanso da cozinha também sabe bem, e é ótimo dar uma oportunidade às receitas antigas! Este lombo de porco merecia ser publicado, tem tão bom aspeto :)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)