quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Bolo de canela



Este foi o bolo de sábado passado. Regra geral todos os sábados depois do almoço ponho um bolo no forno. Sei que não sou a única. A minha amiga Fátima tem o mesmo hábito de tal forma que o seu blog leva mesmo o nome de “O bolinho de sábado”. E acredito que em muitas mais casas este hábito também seja real. Há dias em que me apetece fazer coisas mais elaboradas, mas na maior parte das vezes parto para bolos simples, de tudo lá dentro, duas voltas e já está! A maior parte as vezes faço os bolos a olho e vejo pela consistência da massa se vai sair bem ou não. Aquelas teorias de que os ingredientes para bolos têm que estar a determinadas temperaturas e os ingredientes têm que ser religiosamente pesados, na minha cozinha não é muito verdade. E o que é certo, é que mesmo indo ao sabor da vontade do momento, os bolos vão saindo muito bem, como aliás vocês próprios, meus fiéis seguidores de bolos caseiros, me comprovam! Aqui fica mais um, feito na vontade do dia. Canela e erva-doce… e só vos digo, ficou mesmo no ponto!!! Experimentem!



1 Chávena de chá de açúcar
½ chávena de chá de óleo vegetal
2 ovos
1 iogurte natural
2 chávenas de chá de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de chá de erva-doce
Açúcar e canela para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro pequeno com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Bater o açúcar com óleo, o iogurte  e os ovos. Juntar todos os restantes ingredientes e envolver na velocidade baixa da batedeira ou robot ou apenas com uma vara de arames. Colocar a massa na forma, polvilhar com açúcar e canela e levar ao forno cerce de 35 minutos.

Depois de cozido cortar em quadrados e servir.

Bom apetite!

10 comentários:

  1. Também tenho esse hábito...nem sempre depois do almoço, mas ao fim de semana sai sempre um bolinho, que normalmente, é um bolinho simples...

    ResponderEliminar
  2. Adoro o aroma da canela e em bolos é uma maravilha! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa, tal como disseste sai um bolinho ao sábado;)
    E esse minha amiga, está com um aspeto daqueles!!!
    Se tem canela, para mim está ótimo!

    ResponderEliminar
  4. Confesso que muito raramente faço bolos apesar de gostar de os comer, acontece que raramente me saem bem.
    Este de canela ia-me agradar e muito, tanto pelo sabor como pelo maravilhoso aspecto.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Neste momento estou a fazer esta receita e a massa ficou um pouco grossa. Este bolo não leva leite?

    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como a Edna fiz esta receita e a massa ficou grossa. Confiei na receita e obtive um resultado que em nada se assemelha a estas fotos. Parece-me que falta algum ingrediente ou que alguma medida está errada...

      Eliminar
    2. Vou testar novamente a receita! Talvez m e tenha esquecido de escrever algum ingrediente. O melhor será acrescentar um iogurte natural que uso em quase todos os bolos! Peço desculpa!

      Eliminar
  6. Também gosto de fazer bolos ao sábado! :) Esse ficou muito aromático, aposto! E bem fofo :D

    ResponderEliminar
  7. Conseguiu perceber se sempre leva leite?

    Gostaria de fazer este bolinho hoje...

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)