quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Bolo de gelatina de limão

Bolo de gelatina de limão

Não podia deixar acabar o ano civil sem deixar aqui um dos ex-libris deste blog. Os bolos caseiros. Sei que é das coisas que têm sempre mais sucesso, das publicações mais procuradas, e das mais agradecidas. De forma geral os bolos saem sempre bem cá por casa e gosto de vos passar essa experiência. Do alto dos meus 41 anos, contínuo a achar que não há nada melhor que um bom bolo caseiro. Deixam um aroma familiar pela casa quando saem do forno, sabem a lanche e momentos de família. Chá quente ou leite com chocolate. Cá em casa sai um todas as semanas. E não nos cansamos. Hoje deixo-vos com uma receita que desencantei num blog brasileiro, Piteis da Dinha, e que tinha arquivada para quando tivesse o elemento certo para a fazer. Um pacotinho de gelatina! Normalmente as embalagens trazem dois pacotes. Usei um para um cheesecake e sobrou outro. E foi desta que apareceu o bolo. Fica um bolo grande, que rende bastante, fofo e húmido… daqueles que toda a gente gosta! À receita original reduzi o óleo e acrescentei uma maçã. Ficou mesmo bom!

Bolo de gelatina de limão

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco (24) com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

1 copo de iogurte natural
1 copo (do de iogurte) de óleo vegetal
1 maçã partida em cubinhos pequenos
4 ovos
1 saquinho de gelatina sabor a limão
1 e 1/2 chávena de chá de açúcar
3 chávenas de chá de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Num robot de cozinha misturar durante 3 minutos, a uma velocidade média, todos os ingredientes com exceção da farinha e do fermento. Quando estiver um creme liso, adicionar os dois ingredientes em falta e misturar bem, sem bater. Colocar a massa no forno e levar ao forno cerca de 45-50 minutos – o bolo fica bem alto e daí demorar mais um bocadinho a cozer. Verificar a cozedura com um palito, desenformar e deixar arrefecer.

Bom apetite!

Bolo de gelatina de limão

3 comentários:

  1. Já tinha visto a utilização de gelatina nos bolos mas confesso que estava algo reticente. Com o aspecto fofo deste bolo, fiquei com vontade de experimentar :)
    Desejo-te um feliz ano 2016, que entres com o pé direito e junto de quem mais amas : )
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  2. Humm... Um bom bolo caseiro. Adoro!! Interessante usar a gelatina como ingrediente de um bolo. Adorei!!
    Bom ano 2016!!
    Bjinhos

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Que ideia engraçada! :D Nunca experimentei nenhum bolo com gelatina. Deve ser delicioso :)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)