segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Bolinhas de abóbora

Bolinhas de abóbora

Este fim-de-semana na cozinha saiu-me um bocadinho como o tempo. Ou seja, tudo me foi correndo menos bem. Começando por estas bolinhas de abóbora que trago hoje e que ficaram tudo menos bolinhas e acabando numa torta de cacau com recheio de mascarpone que ficou no forno esquecida e acabou por cozer demais partindo-se toda ao enrolar… enfim! Eu estava cheia de vontade, mas na realidade eu e o tempo cinzento não nos damos nada bem! Estar na cozinha ao meio dia e precisar de luz acesa para ver o que estou a fazer não faz nada o meu género. Fico mesmo com a neura e o reflexo foram receitas menos bem conseguidas. Menos conseguidas visualmente, mas de sabor ficaram muito boas. Por isso, vou insistir e trazê-las aqui na mesma. Estas bolinhas, ou scones, como indicava a receita original ficam com uma consistência magnífica. Pena que em vez de scones tenha resultado um pão gigante… mas bom, separados em pedaços deram um lanche muito bom, com manteiga a derreter e doce a escorrer pelos lados. A receita original é da Bimby/thermomix, mas facilmente adaptável.

A receita original é daqui: Thermolicious

300g de abóbora já limpa
100g de açúcar
60g de manteiga ou margarina vegetal
1 ovo médio
450g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal

Leite para pincelar e açúcar e canela para polvilhar

Untar um tabuleiro ou forma redonda com margarina e reservar. Pré-aquecer o forno a 200.ºC.

Colocar a abóbora no copo da bimby e picar durante 5 seg. na vel. 6. Cozinhar por 10 minutos a 100 ° C na vel. 2. Reduzir a puré uns segundos na vel. 8. Retirar do copo e reservar.

Colocar o açúcar e a manteiga no copo e misturar 30 seg. na vel. 4, adicionando o ovo durante esse período. Juntar a abóbora cozida e envolver 10 seg. na vel. 4. Por fim juntar a farinha, o sal e o fermento. Misturar 10 seg., vel 6 seguido de 1 min. Vel. Espiga.

A massa fica bastante pegajosa e achei que era impossível trabalhá-la. Usei uma colher e coloquei colheradas de massa, espaçadas entre elas na forma reservada. Pincelar a massa com leite e polvilhar de açúcar e canela a gosto. Levar ao forno cerca de 15 minutos. Enquanto cozem preparar a manteiga e os doces para o lanche!

Bom apetite!

Bolinhas de abóbora

6 comentários:

  1. acho que deves insistir sim a fazer de novo, que parecem me ser muito apetitosas essas bolinhas.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Tão bom! Adoro doces com abóbora! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hayırlı haftalar, çok güzel ve leziz görünüyor. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com vontade de dar uma dentada, parecem bastante fofos e a cor está linda, vou experimentar quando comprar uma abóbora para fazer compota.
    Visita-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. mas ficou realmente com aspecto de estarem boas!
    Na proxima ficam com melhor apresentação, tenho a certeza pois o saber já lá está!

    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que as trouxeste na mesma, parecem realmente fofinha! O aspeto é o que menos importa :)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)