sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Garibaldi

Garibaldi

Hoje trago uns biscoitos de origem italiana, mas abrasileirados por mim. No outro dia ao ver uma receita no blog da Joana Roque (que dispensa apresentações!), apareceram-me naquelas sugestões dos quadradinhos cá de baixo (que forma tão básica de falar, eu sei!) estes biscoitos Garibaldi. Por sua vez, a receita também já vinha do delicioso Trem Bom, como uma receita de biscoitos que são comidos por toda a Itália. Os Garibaldi originais são feitos com passas de uva. Não é que eu não as tivesse lá em casa, mas tinha também um resto de goiabada, daquelas bem caseiras e artesanais, vindas do Brasil, que eu achei que ficaria mesmo bem nestes biscoitos. E não me enganei! Ficaram deliciosos e amanteigados. Obrigada pelas respectivas partilhas! Deixo aqui a minha versão, mas quem não tem goiabada, o melhor é mesmo não perder a experiência e deitar mãos à obra com as passas de uva, pois devem ficar igualmente deliciosos!

Garibaldi

115g de farinha de trigo peneirada
85g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
55g de açúcar
115 de passas de uva (usei goiabada cortada em pedaços pequenos)
1 ovo batido

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar um tabuleiro pequeno (20x15) de ir ao forno e reservar.

Colocar a farinha e a manteiga numa taça e misturar com as pontas do dedo até a massa ficar com a consistência de um crumble. Juntar depois o açúcar e a goiabada e misturar bem. Juntar o ovo previamente batido com um garfo deixando só um pouco de lado (para pincelar no fim) e voltar a misturar.

Espalhar a massa no tabuleiro reservado com uma colher ou espátula de maneira a cobrir todo o fundo, mesmo que aparentemente fica muito fina. Pincelar com o restante do ovo batido, e salpicar com um pouco de açúcar.

Levar ao forno cerca de 20 minutos, ou até os biscoitos estarem dourados. Retirar do forno e cortar em retângulos ainda com a massa quente. Colocar os biscoitos numa grelha para arrefecerem por completo. Depois de frios guardar num recipiente hermético.

Bom apetite!

Garibaldi

4 comentários:

  1. Bem que me podias mandar uns quadradinhos!!!!

    ResponderEliminar
  2. não conhecia, adoro ficar a conhecer coisas novas, tem muito bom aspeto.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Esta receita parece-me deliciosa! Vou experimentar já amanhã, também com goiabada.:)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)