segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Polvo com batatas salteadas

Polvo com batatas salteadas

Lá em casa gostamos muito de polvo. Confesso que é muito raro comprar, pelo preço, mas quando tenho oportunidade de trazer ou pedir que me tragam de Espanha umas embalagens de polvo pré-cozido, que ficam muito mais em conta, aproveito sempre. Por isso, e regra geral, tenho sempre no congelador uns pacotes de 500g de polvo pré-cozido que servem para fazer muitas variantes e são sempre um ótima solução de refeição. Claro está, que qualquer polvo, ou até mesmo pota, pode ser usado nesta receita. Só salto o passo da cozedura, uma vez que já tenho o meu polvo cozido. Aqui deixo a sugestão:

500g de polvo cozido
Batatas q.b. para 4 pessoas (cerca de 500-600g)
Azeite q.b.
Dentes de alho a gosto (lá em casa gostamos muito)
1 cebola média
1 folha de louro
Coentros, orégãos, pimentão-doce, alho em pó e sal q.b.

Polvo com batatas salteadas

Começar por lavar muito bem as batatas e parti-las em rodelas grossas. Colocar um tacho com água abundante e bem temperada de sal ao lume e colocar as batatas até estarem cozidas, mas não desfeitas. Devem ficar durinhas, mas não cruas!

Num tacho largo ou frigideira antiaderente, regar o fundo gentilmente com azeite. Juntar meia dúzia de alhos fatiados finamente e esmagar outros tantos com a ajuda de uma colher de pau. Juntar também a cebola cortada em pedaços finos e a folha de louro. Quando estiver tudo a dourar, juntar o polvo (que deve estar escorrido), salpicar com umas pedras de sal e deixar saltear por uns minutos.

Depois de cozidas, escorrer bem as batatas. Juntar as batatas e o polvo no mesmo tacho, que deve ser grande, regar novamente com azeite, juntar os coentros picados e polvilhar de orégãos, pimentão-doce e alho em pó (sem medos!). Deixar saltear tudo até estar bem douradinho. Pronto a servir!

Bom apetite!

Polvo com batatas salteadas

1 comentário:

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)