sexta-feira, 29 de junho de 2012

O fim de um ciclo

Mais um...

Faz este mês 10 anos que assisti pela primeira vez a uma festa no infantário das minhas filhas. E não foi de nenhuma delas. Foi da minha sobrinha. Mal tinha eu noção de que um ano depois, eu própria já teria embarcado na mais importante, emocionante e decisiva viagem da minha vida. Ser mãe.

E desde que entrei nesse outro planeta, o da maternidade, que conheço aquela escola, aquelas pessoas, aquela rotina. Foram 9 anos com o mesmo desvio de caminho antes de ir para casa. Resta-me a mais nova que hoje termina oficialmente o seu último ano de Jardim de Infância. Por lá passaram a minha sobrinha, a minha filha mais velha e o meu sobrinho. E tantos amigos… Os amigos deles, que se tornaram nossos também. As famílias dos outros, que ficaram um bocadinho nossas também. E toda a equipa. Toda uma GRANDE equipa que ajudou a formá-los enquanto pessoas. Que lhes deu a mão para auxiliar nos primeiros passos, que lhes trocou as fraldas, que lhes limpou as lágrimas, que lhes sorriu, que os abraçou na nossa ausência. A todos, todos mesmo, o meu (nosso!) mais sincero agradecimento! A todos os que estão, a todos os que já não estão, mas ficaram também no nosso coração.

Agradeço por tudo… por tudo mesmo! Por me ajudarem a crescer enquanto pessoa, enquanto mulher e enquanto mãe. Por me aturarem algumas crises de mau feitio. Por aturarem algumas das minhas críticas. Por me verem chorar tantas vezes de preocupação e de emoção. Por me ouvirem. Por me esclarecerem dúvidas. Por tantos, mas mesmo tantos, momentos agradáveis e inesquecíveis. Por cada dia de festa. Por cada lanche especial. Por cada passeio. Por cada fim de tarde com dois dedos de conversa. Por cada reunião. Por cada aula de música. Por cada fotografia. Por cada ida à praia. Por cada refeição preparada com carinho. Por cada sorriso dado ao portão. Por toda a eficiência administrativa. Por tudo… mas acima de tudo agradeço por tratarem de todos eles com carinho e dedicação.

Hoje é dia de festa. É oficialmente o fim de um ciclo, mas o começo de outro. Muitas lágrimas vão cair, mas muitos sorrisos e abraços também! Vamos aproveitar ao máximo…

Até já!

6 comentários:

  1. Ó pa!!!! E eu que vou hoje também acabar esse ciclo, embora mais curto, apenas 4 anos e meio, começo a chorar já de manhã???????
    Não é justo!!!!!!
    Um beijinho de mãe e de grande amiga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Yo

    ResponderEliminar
  2. Sublinho completamente este texto e ainda hoje lembro-me daquele "cantinho" tão acolhador e das lágrimas de crocodilo que me escorriam pela cara há 3 anos atrás...;-)

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me muito bem do quanto chorei há 2 anos atrás. E sei que vou voltar a chorar muitas e muitas mais vezes.
    Faz parte do ser mãe não é amiga;)
    Bjs e desejo tudo de bom à M. para esta nova fase;)

    ResponderEliminar
  4. Qerida filhota, mais uma vez a tua sensibilidade me deixou "derretida" em lágrimas. É o início de mais um ciclo para a nossa tão querida e ainda "bébé". Logo lá estaremos para chorar, rir e apoiar a "superar" mais uma festa de emoções. Um beijão do tamanho do mundo dos avós e pais que vos amam muito.

    ResponderEliminar
  5. Credo João... que emoção, mas sim tens toda a razão. É tão bom e tranquilizante quando as 'mães' que nos subtituem têm toda a nossa confiança. Vais ver que a nova fase também vai correr bem, acima de tudo as tuas filhas têm em casa a ´mãe especial' que faz com que tudo o resto corra bem. Bjis

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)