quarta-feira, 21 de março de 2012

Bolo podre do Ribatejo

Bolo podre do Ribatejo

Este apesar de ser um bolo bastante pesado, é completamente o meu tipo de bolo. Com sabor a canela e erva-doce, umas nozes a saltitarem lá no meio… enfim, tem tudo para ser bom. E não se podia pedir nada mais fácil de fazer! Não sei se será este o bolo podre do Ribatejo, mas foi assim que o conheci, por isso, aqui fica a sugestão:

750g de farinha
200g de açúcar amarelo
3,5 dl de azeite
2 dl de água
1,5 dl de mel
80 a 100g de nozes picadas de forma grosseira
erva-doce q.b. (costumo colocar 1 colher de chá)
canela q.b. (costumo colocar 2 colheres de sobremesa)
açúcar para povilhar

Pré-aquecer o forno a 180.C.

Coloca-se num tacho o azeite, a água, o mel, a canela e a erva-doce. Leva-se ao lume até ferver.

Enquanto isso colocar numa taça grande a farinha, o açúcar e as nozes. Envolver uniformemente.

Quando a primeira mistura estiver a ferver, juntar à taça da farinha.

Mistura tudo muito bem, com uma colher, até estar uma massa bem uniforme. Fica uma massa bem pesada, tipo massa de pão.

Colocar numa forma ou pirex de ir ao forno, sem untar, e levar a forno quente cerca de 30 minutos.

Retirar do forno e depois de frio polvilhar com açúcar.

Bom apetite!

Bolo podre do Ribatejo

13 comentários:

  1. Bem, "podre" ou não, bem que lhe dava uma trinca, sem dúvida. Ficou com um aspecto delicioso.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Esta receitinha vem comigo porque também gosto de bolos assim , densos!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Adorei este bolo. Vou tirar a receita. O interior tem um ascpecto mesmo saboroso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou belíssimo esse bolo, bem húmido como eu gosto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Já "roubei" a receita para experimentar;)

    ResponderEliminar
  6. este bolo tem tudo para ser o meu bolo :)))
    vou experimentar enquanto ele dorme ;)

    ResponderEliminar
  7. que consistência fabulosa! é totalmente o meu tipo de bolo, já levo a receita :)

    ResponderEliminar
  8. Pelos ingredientes e pelo aspecto ia gostar deste bolo podre, ah pois ia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Um bolo a faze. O meu marido adora.

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  10. Experimentei fazer ontem.
    No meu forno terei de reduzir o tempo de cozedura em 5m mas mesmo assim ficou delicioso.
    obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  11. Que aspecto maravilhoso!
    Vou fazer.
    Não tem maçã? Na fatia parece.
    Obrigada por partilhar esta e todas as receitas maravilhosas que vai postando e eu vou experimentando.

    ResponderEliminar
  12. Eu é que agradeço! E não, não tem maçã, o que aparece na foto são pedaços de nozes! ;)

    ResponderEliminar
  13. Cá em casa adoram o seu bolo.

    http://desligueossentimentos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)