terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Saladinha de favas

Saladinha de favas

Eu não sou especialmente apreciadora de favas, devo confessar. Mas também tenho que dar o braço a torcer e admitir que saladinha de favas é até muito bom. Por isso aqui fica a sugestão, para um acompanhamento, ou apenas para mais um petisco daquelas mesas de reuniões familiares de lanches ajantarados… coisa que há com muita frequência na minha família!

1 kg de favas congeladas (usei do Pingo Doce)
1 caldo de carne
½ chouriço de carne
2 linguiças
1 pedaço de toucinho
4 dentes de alho
½ molho de coentros
Azeite e sal q.b.

Colocar um tacho ao lume com cerca de 1 litro de água, sal e o caldo de carne. Quando começar a ferver, juntar as favas. Depois de levantar novamente fervura deixar cozer cerca de 7 a 8 minutos. Retirar do lume, escorrer as favas e reservar.
No mesmo tacho, ainda quente, colocar o chouriço e as linguiças sem pele e cortados em rodelas, juntamente com o toucinho cortado em pedaços. Regar com um fio de azeite e deixar alourar. Quando estiverem bem lourinhos, adicionar os alhos bem picados juntamente com os coentros picados grosseiramente. Quando o alho começar a fritar, juntar as favas e envolver tudo muito bem. Acrescentar mais azeite e deixar cozinhar. Servir frio ou quente.

Bom apetite!

Saladinha de favas

15 comentários:

  1. Muito bom aspecto... e de sabor deve ser bem aromático.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto de favas, mas a tua salada tem um óptimo aspecto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também não sou grande apreciadora de favas, mas confesso que nos últimos tempos tenho gostado bastante de as comer, e esta tua salada está com um aspecto delicioso, bem que a provava!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Já eu adoro favas!! :P
    Que bela saladinha.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. ficou com um aspecto delicioso! Por mim comia favas so' assim como prato principal. As fotos ficaram lindas :-) Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Pois eu também gosto de favas depende é da maneira como são feitas, costumo comer guisadas e adoro. Assim tipo salada nunca comi mas pela cor com que ficou a travessa é bem bom.

    ResponderEliminar
  7. Eu nao sou nada mas mesmo nada apreciadora de favas, mas as vezes lá faço. Esta tua salada esta com muito bom aspecto. bjs

    ResponderEliminar
  8. Favas é coisa que dispenso mas a saladinha ficou tão linda, bem colorida :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro favas, e o bem que elas fazem!!!
    Ficaram apetitosas!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Adorei esta receita, dever ser uma delícia. Abraços.

    ResponderEliminar
  11. que sorte teres ai essas favas aqui ainda nao e eu que adoro mas assim que aja eu vou fazer ok beijinhos isa

    ResponderEliminar
  12. Para mim só falta o entrecosto...

    de resto está maravilhosoooooooooooooooooooo

    jinhos

    ResponderEliminar
  13. Até aos 40 não gostava de favas e sempre me lembro da minha mãe me dizer: Ainda te hei-de ver a comer favas!!!
    E não é que era verdade: Agora já gosto de favas!!!
    Assim nunca experimentei mas parece-me uma boa ideia.

    Bjoquinhas

    ResponderEliminar
  14. Pois eu adoro favas e essa tua saladinha ia saber-me mesmo bem, com toda a certeza! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. o marido adora favas, vou fazer-lhe uma surpresa!! bjks

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)