terça-feira, 23 de novembro de 2010

Hoje a Moira vem jantar… e vai haver pão com cebola frita!

Pão de cebola frita

Era suposto ter colocado esta receita durante o “World Bread Day”, mas na altura estive com problemas no Blogger e no Flickr e não consegui de maneira nenhuma cumprir o calendário. Ficou meia esquecida, mas agora surgiu a oportunidade perfeita de a trazer à luz, uma vez que merece o seu devido destaque. E a oportunidade perfeita foi o convite da Moira, da Tertúlia de Sabores para participar em mais um aniversário do seu fantabulástico blog. Mas, mais uma vez, completamente aérea e distraída, troquei-me toda e confundi as datas!!!!! O aniversário foi a 20… Tenho mesmo que comprar uma agenda para o próximo ano! Seja como for, minha amiga, aqui fica a minha humilde participação na tua comemoração.



É um pão muito simples de fazer e muito saboroso. Eu fiz na Bimby, mas facilmente se adapta à Máquina de Fazer Pão ou até mesmo ao método tradicional das mãos. A receita vi espalhada por vários blogs espanhóis, mas esta concretamente retirei do blog “Las libretas de Calohe”, que aconselho vivamente a visita. A cebola frita comprei no Ikea, mas depois disso já comprei novamente no El Corte Inglês, sensivelmente ao mesmo preço. Aqui fica:

170g de água
1 colher de sopa de azeite
1 noz de manteiga
1 colher de café de açúcar
1 colher de café de sal fino
300g de farinha T65
1 pacotinho de fermento de padeiro
50g de cebola frita
Leite para pincelar

Colocar no copo da Bimby a água e o açúcar e programar 2 min., 37.ºC, vel. 2. Juntar a manteiga e envolver 5 seg., vel. 6. Com a espátula limpar as paredes do copo.
Colocar metade da farinha, juntamente com o fermento e programar 14 seg., vel. 6.
Adicionar a restante farinha e o sal e programar 2 min., vel. Espiga.
Juntar a cebola e o azeite e programar novamente 2 min., vel. Espiga.
Colocar a massa num recipiente que possa ir ao forno, tapar bem (usei papel de alumínio) e colocar no forno cerca de uma hora a 50.ºC.
Ao fim desse tempo, retirar e dar a forma desejada, pincelar com leite, colocar num tabuleiro enfarinhado ou anti-aderente e levar novamente ao forno, ainda tapado, mais 45 minutos a 50.ºC. Ao fim desse tempo aumentar a temperatura para 200.ºC, até que o pão esteja dourado.

Bom apetite!

Pão de cebola frita

13 comentários:

  1. Fiquei com vontade de experimentar este pão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei o pão! Tem um aspecto delicioso! Adoro pães com sabor...acho que a Moira também vai gostar! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. que delicia!fiquei com vontade de fazer! ;)

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo! Ainda bem que a receita não se perdeu aí pelos arquivos. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. acho que a Moura vai engordar um par de quilos só de olhar para as fotos... eh eh eh.
    este pão tem um aspecto muito rústico e delicioso.

    ResponderEliminar
  6. Tou a babar......
    Que aspecto... ui quentinho....estou a delirar...lol

    Bjs,

    http://aspapinhasdosbabinhos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Pois minha querida, chegaste tarde mas com um pão desses estás mais que desculpada.
    Uma desculpa perfeita para eu experimentar na minha maquineta que lá em casa é mais uma maquina de amassar pão do que um robot de cozinha ;)
    Adorei a receita e a 1ª foto então está de se comer.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. acho que a moira vai adorar a tua participação
    olha eu adiantei-me na data hehe
    esta um pao que deve ser uam delicia e mais com cebola. eu ia gostar de provar
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que maravilhoso pão vais oferecer á moira para o jantar. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Um pãozinho muitooo bom! Gosto imenso de pão de cebola! :) Na tua receita colocaste a cebola e o azeite em cru, não foi? Já experimentaste refogar a cebola no azeite e depois adicionar à massa? Também fica delicioso. Beijinhos

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)