quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Arroz na panela de pressão

Para acompanhar o lombo...

Eu e a Bimby nunca nos entendemos no que diz respeito ao arroz. Aliás, só fiz uma vez e jurei para nunca mais. Tenho que começar por explicar que o meu marido é a pessoa mais esquisita que conheço no campo do arroz. Só algumas marcas, a cozedura no ponto e por aí fora. Como o arroz da Bimby foi quase todo deitado fora, o que me faz doer a alma, nunca mais experimentei, para não arriscar novamente o desperdício. Principalmente quando se recebe alguém em casa e se quer servir arroz de acompanhamento, a “coisa” tem que sair bem. Esta receita deu-me a minha irmã já há alguns anos, e desde então, quando quero fazer arroz para várias pessoas, uso-a, porque sai sempre bem, e o arroz fica sempre com boa apresentação, mesmo que tenha que esperar para ser servido.

Juntamente com o arroz, fiz um tabuleiro de batata-doce com chouriço e farinheira para acompanhar o lombo de porco com laranja e alecrim que já publiquei anteriormente. Mas essa, que não tem nada que saber, fica para outro dia! Aqui fica o arroz:

Para o arroz:
Arroz q.b. (depende do número de pessoas)
Água – o dobro da quantidade de arroz
3 dentes de alho
½ cebola pequena
3 folhas de louro
Sal e azeite q.b.

Colocar a água a aquecer até começar a ferver (eu uso um jarro eléctrico). Na panela de pressão colocar o alho e a cebola picados e as folhas de louro. Regar com azeite de forma generosa. Acender o lume e deixar alourar. Juntar o arroz e deixar fritar. Quando o arroz começar a ficar translúcido, juntar um pouco de água a ferver para o soltar do fundo da panela. Juntar a restante água e temperar com sal. Mexer e fechar a panela de pressão. Quando começar a ferver (a “apitar”) baixar o lume para o mínimo e deixar cozinhar 5 minutos (se for muito arroz – mais de 6 pessoas) aumentar o tempo para 7 minutos). Ao fim desse tempo desligar o lume e esperar 2 minutos para retirar o vapor. Fica pronto a servir.

Bom apetite!

15 comentários:

  1. ficou bem soltinho!! eu nao sou muito esquisita no que toca a comidas!! e arroz seja solto, cremoso, etc entra tudo!! eheh
    beijao

    ResponderEliminar
  2. Ao contrário de ti, só consigo fazer arroz como gostamos na Bimby!
    Fica sempre bem!

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao arroz da bimby, depende muito de como se gosta dele...
    a receita do livro base resulta na perfeição se usarmos arroz agulha e gostarmos do arroz soltinho.
    Se me disseres como é que gostam aí em casa e qual o tipo de arroz preferido, posso tentar ajudar.
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada! Confesso que arroz branco nunca fiz na Bimby. Usei a receita de arroz "malandrinho" e correu francamente mal... daí nunca mais ter experimentado arroz nenhum ;). Usamos sempre arroz agulha ou vaporizado e de preferência que fique solto... Mas se vocês dizem que a receita do livro base funciona na perfeição... vou-me redimir e vou voltar a tentar! :))

    Obrigada de qualquer das formas...

    ResponderEliminar
  5. Arroz tb faço sempre na panela! Cá em casa só se come arroz basmatí e tem de ser feito por mim, pq se fôr outra pessoa, notam logoa diferença!

    Por isso não arrisco aventuras! Faço arroz de todas as maneiras, mas sempre na panela!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Tenho de experimentar! Eu e o arroz temos uma relação muito complicada (comigo, só no microondas...).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. ola galinha! eu faço SEMPRE o arroz na panela de pressão! aliás nem sei fazer na panela normal...podes por primeiro a agua (e temperos) e dps de ferver poes o arroz (proporção de meio copo de arroz por 1 copo de água), fechas a panela, 6 minutos e já está, um arroz soltinho.

    ResponderEliminar
  8. ola este arroz esta bem apetitoso
    ma eu prefero assim mais molhadinho
    manias:-)
    beijocas

    ResponderEliminar
  9. Para o arroz branco, sequinho e solto, podes seguir a receita de arroz que vem na pág 42 do livro base. Usando arroz agulha, os tempos da receita estão no ponto.
    Se quiseres, podes fazer primeiro um refogado e juntas ao arroz ainda cru no cesto, envolves com a espátula e segues como indica a receita.

    Como cá em casa o meu Esparguete gosta é de arroz empapado... eu faço uma adaptação da receita do arroz malandrinho:
    Pico os alhos: 4 seg, vel 5. Junto o azeite: 2 min, temp varoma, vel1. Depois deito uma chávena de arroz agulha: 2 min, temp varoma, vel colher inversa.
    E depois junto 2 chávenas e meia de água a ferver: 12 min, temp 100º, vel colher inversa.
    Deixo descansar tapado uns 2 min e fica no ponto que ele gosta.

    Espero ter podido ajudar. :)
    Eu sou agente e ajudo sempre as clientes nestes detalhes pois nem sempre as receitas que vêm nos livros são o que as pessoas gostam.
    tenho a certeza que a tua agente tb te ajudará a acertar estes detalhes. :)

    O importante é percebermos que com a bimby podemos ter o resultado que queremos, só que nem sempre será com as receitas tal como vÊm nos livros.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. O arroz cá em casa é sempre feito na panela e só uso o Basmati. O arroz agulha já não entra cá em casa. E para o malandrinho uso o carolino.

    ResponderEliminar
  11. Esse arroz é MARAVILHOSO e dá muito certo!!!!
    bjosssss

    ResponderEliminar
  12. primeira vez que comi este arroz foi o meu namorado a cozinhar, estava uma maravilha, de luxo!

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)