quarta-feira, 13 de março de 2013

Queques de laranja com cobertura de canela

Queques de laranja com cobertura de canela

Hoje trago uns queques que fiz este fim de semana lá em casa e que ficaram muito bons. A receita rendeu 18, o que é bastante bom tendo em conta que a criançada come pelo menos 2 de cada vez. Desde que sigo a dica que aprendi com a Nigella Lawson, de que a massa dos queques nunca deve ser batida na batedeira, os queques lá em casa saem sempre lindos! Nada como uma taça e uma vara de arames ou mesmo uma colher de pau, para ter o segredo de uma receita feliz. E outra coisa (e batam-me se quiserem, mas é o resultado das minhas experiências!); as formas de silicone não resultam. Nada como as velhas formas de alumínio. A sério, faz toda a diferença! Quanto à massa, tira daqui, aromatiza dali, salpica dacolá e temos sempre queques deliciosos e diferentes! Aqui fica a sugestão:

50g de margarina amolecida
50g de óleo vegetal
2 ovos
100g de açúcar branco
80g de açúcar amarelo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal fino
320g de farinha
200ml de leite morno
Sumo e raspa de 1 laranja
Açúcar granulado e canela em pó a gosto

Pré-aquecer o forno a 200.ºC. Preparar as forminhas de queques colocando dentro uma forminha de papel. Colocar as forminhas no tabuleiro do forno. Não é necessário untar nem polvilhar. Reservar.

Numa taça misturar a margarina, o óleo e os açúcares até obter um creme. Juntar um ovo de cada vez e misturar até estar bem integrado.

Juntar a raspa e o sumo de laranja e envolver novamente.

Numa outra taça juntar a farinha, o sal e o fermento e misturar. Ir adicionando a farinha alternada com o leite até terminar. Não esquecer que não é necessário bater a massa. Apenas ir envolvendo.

Com a ajuda de uma colher colocar a massa nas forminhas até ¾ das formas. Antes de levar ao forno salpicar com açúcar branco e canela em pó a gosto.

Colocar os queques no forno cerca de 20 minutos. Quando estiverem douradinhos e barrigudos estão prontos! Retirar e deixar arrefecer um pouco. Depois é só fazê-los saltar das formas e comer.

Fizemos sumo de laranja natural para acompanhar… um lanche com sabor a laranja para comer e chorar por mais!

Bom apetite!

Queques de laranja com cobertura de canela

24 comentários:

  1. até que enfim alguém partilha da mesma opinião que eu tenho das formas de silicone...para mim são zeroooooooooooo Aluminio e das velhinhas de preferência...
    Adorei os queuqes
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uns belos queques sem dúvida alguma.
    Ficaram com excelente aspecto!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela receita, vi estes queques no Flickr e fiquei com água na boca.

    Concordo plenamente quanto às formas de silicone, comprei uma dúzia aqui há tempos e não só acho muito difícil desenformar os queques como as formas ficaram muito feias depois de usadas 2 ou 3 vezes.

    ResponderEliminar
  4. Que lindos queques de laranja!!
    Ficaram com um aspecto excelente!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos os teus queques.
    Curiosamente eu faço a massa na Bimby, bem batida, e cozo em formas de silicone, e não tenho queixas :)

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!
    Mas que cara linda têm estes queques:)
    E é verdade, a massa dos queques mexida apenas com uma vara de arames ou colher de pau fica completamente diferentes da batida com as varas da batedeira.
    Beijinhos, de certeza que não sobrou nenhum!

    http://fabricocaseiro.blogspot.com/2013/03/arroz-malandro-de-pescada-e-camarao.html

    ResponderEliminar
  7. Os queques como sempre maravilhosos....Eu só uso formas de aluminio:)bjs
    anaduartebolos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Aspecto fantástico!!!
    Uma receitinha para experimentar em breve!

    Obrigado.

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Podes mandar alguns para o meu lanche ;)
    E também partilho a mesma opinião em relação às formas de silicone.

    ResponderEliminar
  10. Neste assunto dispenso bem o silicone... que queques bonitos! bjks

    ResponderEliminar
  11. Ficaram lindos e altos, adorei o toque de canela.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Além de lindos devem estar deliciosos :)

    ResponderEliminar
  13. Estão mesmo com "cara" de quem diz: "Leva-me e prova-me" :)

    ResponderEliminar
  14. Cumpro as mesmas regras tal e qual e sai sempre bem...
    Ficaram bem bons!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  15. Os queques estão mesmo bonitos. É, sem dúvida, uma receita que vou experimentar. Quantos às formas de silicone, tem graça, pois desde que as descobri, faço muito mais vezes queques pois não tenho o "pesadelo" de untar forminha por forminha. E tenho-me dado bem ...
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  16. hmmm belas dicas e belos queques, adoro bolos de laranja :D

    ResponderEliminar
  17. Lindos!!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Os melhores queques são os da minha mãe, feitos à mão e em forminhas de alumínio daquelas que têm maminhas!
    Os meus não lhes chegam nem ao calcanhar!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Pois tenho a mesma opinião em relação a silicone. Nada a fazer.a quanto aos queques, adorei! Ficaram lindos!

    ResponderEliminar
  20. Que optimo aspecto. Só de ver já dá vontade de comer. Muitos Parabens.


    http://sabordostemposlivres.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Experimentei ontem a receita e gostei muito, obrigada!
    Fiz em formas de silicone e correu muito bem:)
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)